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foto: Baia de São Marcos
São Luís/MA

"Previsão do Tempo"

- CLIQUE NESTE SOL -

página atualizada em:
13/04/2021 - 16:19:10

Em mês de inverno com chuvas e ventos fortes, o melhor mesmo é navegar, mas..., de outro jeito...:  - É o avião no hangar e o barco no mar !!!

_____________________________________________________________________________________________________________

 

Aos pilotos de UltraLeves,

pensem bem.

pense nisso...

Voar não é perigoso; perigoso é cair.

pense nisso...

Decolar é opcional. Pousar é que é obrigatório.

pense nisso...

O que faz um avião voar é dinheiro.

 
ANAC

Telefones disponíveis na sala AIS-SL, para obter as respectivas informações sobre:

Condições de Vôos  Via TEL: (98) 4009.4312

Planos de Vôos Via FAX: (98) 3245.1553

  
Informaçôes ABUL / 1

     
   ANAC

A Gerência de Controle de Riscos Aeronáuticos - GCRA e Gerência Geral de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional da Equipe DCERTA da ANAC, informa que a Superintendência de Padrões Operacionais-SPO, decidiu que será alterada a IS 061-004D incluindo algumas equivalências entre habilitações ICAO (MNTE/MLTE, etc...) com habilitações específicas para Aeronaves Ultraleves, e que foi disposto pela SPO que, interinamente, terá seguida a tabela abaixo e, a partir deste momento, o Sistema DCERTA aceitará as seguintes habilitações como equivalentes para os efeitos de aceitação de FPL:

Habilitações de pilotos em...

MNTE / MLTE

MNTE / MLTE

MNAF /  MLAF

MNAF /  MLAF

MNAF / MLAF

MNAF / MLAF

MNTE / MLTE

MNAF / MLAF

Podem voar ultraleves com exigência de aprovação em...

UATE

UBTE

UAAF

UBAF

UAHD

UBHD

ULTK

UTKA


Informações ABUL /
2

     
   ANAC

Leia AQUI a Revista "Ultraleve News" Digital

Conheça AQUI a página da ABUL no FaceBook


Informações ABUL / 3

     
   ANAC

Recomendações da ABUL sobre os procedimentos para Habilitações Iniciais,

atendendo as Novas Orientações da ANAC sobre os Procedimentos exigidos na realização dos processos.

A fim de evitar que a ANAC indefira processos de habilitação, devemos estar atentos às seguintes orientações:

1- O examinador não deve realizar exames de perícia de alunos de entidades com as quais tenha vínculo administrativo ou operacional.

2- O vôo de cheque (piloto inicial) deverá ser realizado em aeronave agregada à escola a qual o aluno realizou o curso.

3- O aluno somente poderá ser submetido à provas técnicas após concluir o o curso técnico em escola certificada pela ANAC.

4- O aluno somente poderá realizar o vôo de cheque (piloto inicial) após concluir o o curso prático e ser aprovado nas provas técnicas.

5- A Ficha de Avaliação de Piloto ? FAP, deverá ser preenchida frente e verso, e sem rasuras no preenchimento.

6- O examinador dever?especificar na FAP o nome completo do candidato e, no m?imo, abreviar os sobrenomes intermediários.

7- Somente o presidente/diretor da escola ou curso ?que poder?assinar a declara?o de experiência.

8- No caso de aluno que pretende obter direto o CPR, o examinador deverá preencher também a FAP-CPD.


Informações ABUL /
4

     
   ANAC

ANATEL:   Saiba sobre a Taxa de Fiscaliza?o dos Equipamentos R?ios das Aeronaves.

 

             Consulte a "PrevisÃO do Tempo" em cada uma dessas cidades:

   

 

:|:   São Luis?   :|:   Santa Inês?   :|:   Açailâdia   :|:  Caxias    :|:   Imperatriz   :|:   Grajaú   :|:   Balsas   :|:   Pinheiro   :|:

+ cidades

consulte aqui, em tempo real, o movimento dos voos comerciais pela tela da Infraero nos aeroportos.

"Interpretaçao resumida do Metar/Speci/TAF"

publicado na Biblioteca do site

Veja aqui os 6 documentos que comp? as "Regras Operacionais do Aer?romo do Cavu"

e mais...

Novas orienta?e do DTCEA-SL sobre o compuls?io FREQ APP SLZ

 

Carta das REA's sob TMA S? Lu? (PDF - para Tamanho Grande - 594x420mm - A2 [390 Kb])

 

Carta das REA's sob TMA S? Lu? (PDF - para Tamanho M?io - 420x297mm - A3 [295 Kb])

 

Carta das REA's sob TMA S? Lu? (PDF - para Tamanho Pequeno - 297x210mm - A4 [265 Kb]

Documentos obrigat?ios, on-board na aeronave, para apresenta?o ?fiscaliza?o pertinente.


Informações ABUL /
5

     
   ANAC
 

  Alerta sobre as providêcias para regularização das compras & vendas de aeronaves.

  Regulamentação Brasileira da Aviação Civil - RBAC/RBHA

  Exame inicial (vôo de cheque) e revalidação (vôo de recheque).

_____________________________________________________________________________________________

A solicitação de vôo de cheque no início do processo de habilitação CPA. Sem esta solicitação não se pode fazer o "upload" da  respectiva documentação do processo:

1 - Todo vôo de exame (cheque/recheque) será solicitado através do site da ABUL
-> 
www.abul.org.br

2 - O exame inicial será solicitado pela escola. Logar-se e clicar no link da Escola.
-> Solicitar o vôo de check  pesquisando o candidato pela matrícula, na ABUL, e selecionar a habilitação a ser checada; O sistema permite esta solicitação se o candidato tiver sido aprovado nas provas técnicas.

3 - O exame de revalidação é solicitado pelo candidato. Logar-se e clicar no link  Habilitações.
->  Solicitar vôo de (re)check,  e selecionar as habilitações à serem checadas;

4 - Escolher o RRABUL da base onde foi realizado o curso (para exame inicial) ou da base operacional de origem (para revalidação).
->
O candidato, o RRABUL e os Operadores da ABUL receberão automaticamente um e-mail dessa solicitação.

5 - RRABUL/CCABUL

-> 5.1- O RRABUL após receber a solicitação de re-check por e-mail indicará no site um CCABUL para realizar o vôo de exame inicial ou exame de revalidação;.

-> 5.2- Caso não tenha um CCABUL disponível, comunicará à ABUL para as devidas providências;

-> 5.3- O CCABUL receberá um e-mail informando a solicitação de vôo, e deverá acessar o sistema no site e realizar o agendamento do vôo, ou registrar a indisponibilidade de realizar o voo. Somente após o agendamento do vôo, será possível enviar a FAP pelo sistema.

Obs:
Em exame reprovado o CCABUL deverá enviar a FAP pelo sistema informando que o candidato foi reprovado. Para um novo exame, deverá se fazer uma nova solicitação pelo sistema, devendo ocorrer após o cumprimento do treinamento sugerido. Para exame cancelado ou interrompido o CCABUL deverá realizar o reagendamento também pelo sistema. A ABUL registrará o resultado do vôo no Histórico Operacional do Candidato. A ABUL tem a responsabilidade e o dever de cumprir os protocolos aprovados pela ANAC no tr?ite dos processos de habilitação.

postado

onde

 conte?o

 origem

 

 

 

 

30/mar/2016

News:

Convite para solenidade alusiva ao 67? Anivers?io do DCEA

DTCEA-SL

24/fev/2016

Papo de Hangar:

Procedimento de troca de ?eo do motor ROTAX 912 / HeliRotor

Adm do site

24/fev/2016

Papo de Hangar:

Como fazer inspe?o nas velas do motor ROTAX 912 / HeliRotor

Adm do site

28/jan/2016

Papo de Hangar:

Voc?conhece a "Avia?o Experimental"? - Uma abordagem da ANAC

Adm do site

27/jan/2016

News:

Proibi?o de ingressos de ve?ulos em ?eas internas operacionais do aer?romo do CAVU - SIPB

Adm do site

05/jan/2016

News:

Djalma e Newton concluem CBPM e aguardam credenciamento da ANAC para emiss? de CMA

Adm do site

09/dez/2015

Papo de Hangar:

3 passos para o Certificado de Piloto de Recreio - CPR

Adm do site

29/dez/2014

News:

Associados do CAVU realizaram no dia 27 a Confraterniza?o do Natal de 2014

Adm do site

16/ago/2014

V?eos:

Budapest AirShow - 2014

Adm do site

24/jul/2014

Biblioteca:

Interpreta?o resumida do METAR/SPECI/TAF

Cmt Guimar?s

23/jul/2014

Aventuras:

Projeto "Voa CAVU" em Cedral-MA

Cmt Guimar?s

13/jul/2014

Aventuras:

Projeto "Voa CAVU" em Cedral-MA

Cmt Murilo Menezes

11/jul/2014

News:

Aer?romo de Buriti dos Lopes fica pronto e aguarda emiss? do registro ICAO

Cmt Ricardo Dantas

11/jul/2014

News:

NOTAM SBFZ - AGA - Z0721/2014 - 14/07/14 11:00 - 17/07/14 01:00 - DLY 1100/0100

Adm do site

05/jul/2014

Aventuras:

Projeto "Voa CAVU" em Santa In?-MA

Cmt Betinho

26/jun/2014

Aventuras:

Voando para o ENU-2014 em Itaparica/BA

Cmt Gilberto Bitar

27/mai/2014

News:

DTCE-SL convida para palestra sobre panorama geral de circula?o a?ea na Copa Fifa 2014

Adm do site

18/mai/2014

News:

Cap. Av. Curvo em nome do DTCEA, homenageia o CAVU atrav? do Cmte. Serra

Adm do site

06/fev/2014

Biblioteca:

Esclarecimentos sobre exig?cias do Seguro RETA

Adm do site

05/fev/2014

Biblioteca:

Resposta do SAC-DCEA ao questionamento sobre o indicativo de Barreirinhas/MA

Adm do site

02/fev/2014

Aventuras:

Projeto "Voa Cavu" - Barreirinhas - MA (SSRS) - Preparando o ERANN-2014

Adm do site

27/jan/2014

News:

Portaria da ANAC 211/SIA de 24 de janeiro de 2014 libera o Aer?romo de Barreirinhas-SSRS

Adm do site

04/jan/2014

V?eos:

V?s Espaciais STS-117 e STS-127 - uma vis? ?ica, de um ?ibus espacial sendo lan?do

Adm do site

       

Click no "?one azul do Radar de V?" abaixo, fa? zoom deslocando com o bot? esquerdo do mouse at?a regi? de seu interesse. Voc?ver? em tempo real, todos os avi?s que est? sobrevoando a regi? escolhida. O mapa ?atualizado de 10 em 10 segundos. Clicando em um determinado avi?, saber?detalhes de sua rota ?esquerda da tela, como ? que companhia pertence e, na foto do aparelho com velocidade, sabe-se a altitude do v? e os aeroportos de sa?a.


radar de v?

     
   ANAC


SIPB

Coordenadas da pista: 02 26'30"S / 044 07'29"W

Pista: Cabeceira 08  #  400m/asfalto + 300m/piçarra  #  Elevação 109 ft

Operação de coordenação rádio (FCA): 123,45

Tel: (98) 9.9903.8322

Ilha de São Luís - Município de Raposa - Maranhão

- CAVU / CAVOK -

Sigla de "Clube de Aviação Ultraleve", também significa o mesmo que CAVOK, "teto e visibilidade OK".
São as siglas que os pilotos, em todo o mundo e em todas as línguas, usam para se referir as condições atmosféricas e
meteorológicas ideais para navegação aérea - céu azul, nenhuma nuvem - CAVU.

Dados Formais de Criação do CAVU

Sociedade Civil sem fins  lucrativos, inscrito no C.N.P.J./MF sob o nº 08.246.900/0001-25
Sede na Rodovia MA-203 - Estrada São Luís/Raposa, Km 11 - Distrito de Itapeu - Município de Raposa.
Região Metropolitana de São Luís, Capital do Estado do Maranhão.

Reuniões da Diretoria - Todas as 5as. feiras - 19 horas

Dias tradicionais de encontro dos pilotos para os vôos: quintas, sábados, domingos e feriados, a partir das 15 horas
Atenção:  O clube fecha no primeiro dia útil de cada semana para folga dos seus funcionários.

As informações contidas nestas páginas "cavu@cavu.com.br" são fornecidas pela diretoria do CAVU:

Observações sobre a qualidade, dúvidas e informações técnicas sobre o site, encaminhar para: sitecavu@cavu.com.br.

Copyright by Konsulty

(Desenvolvimento com base em: Gestão Organizacional, Gestão Estratégica, Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento).

Site criado em 22.jul.2007

Desenvolvido e mantido gratuitamente por Murilo Menezes, sem nenhuma reciprocidade, somente motivado pelo grande prazer de vivenciar o CAVU.


responsabilidade técnica de criação, conteúdo e manutenção do site:
murilobcmenezes@gmail.com